BannerNotícia_Site PRPI_Chamada Aberta_Marinha_UFG

Publicado edital voltado à produção de TCCs com soluções para a Marinha

Em 15/03/24 15:18. Atualizada em 15/03/24 15:46.

Chamada tem caráter interno e inscrições devem ser feitas por docentes orientadores até o dia 05/04

Como parte do acordo entre a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Marinha do Brasil, começam no dia 18/03 (segunda-feira) as inscrições para a chamada interna relativa ao edital conjunto, lançado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI/UFG) em parceria com a Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (Prograd/UFG), que visa atrair docentes orientadores de trabalhos de conclusão de curso (TCCs) para o desenvolvimento de soluções para o poder naval.

A iniciativa contempla as diferentes modalidades de TCCs previstas nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação da universidade, podendo ser um projeto de pesquisa, ideia ou produto acabado de interesse da Marinha/Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais (CTecCFN). Assim, a pessoa orientadora também deverá indicar um ou mais alunos que ficarão encarregados pela execução da proposta, de acordo com as regras e no tempo estabelecido pela coordenação do curso de origem.

Ao fim de cada ciclo de conclusão de curso, os TCCs propostos serão submetidos ao Colóquio de Apresentação e Avaliação das Soluções com uma comissão avaliadora composta por membros da Marinha e convidados. Tanto os docentes responsáveis pela orientação quanto os estudantes executores receberão o certificado de participação expedido pelo CTecCFN da Marinha do Brasil. Além disso, as pessoas autoras das soluções selecionadas como mais relevantes até o terceiro lugar farão jus a um certificado de distinção da premiação.

Os temas privilegiados pela chamada incluem demandas identificadas pelo poder naval. São elas: Comunicação Segura em Zonas de Combate, Detecção de Drones Inimigos, Prevenção de Ciberataques, Desativação de Dispositivos Explosivos Improvisados (IEDs), Gerenciamento de Dados de Inteligência, Treinamento de Simulação Avançada, Identificação de Ameaças Biológicas e Químicas, Operações de Resgate e Assistência Humanitária em Desastres e Logística de Suprimentos em teatro de Operações.

Para participar, é preciso que os docentes orientadores de TCCs preencham neste link o formulário de adesão até 05/04/2024, e depois, entre os dias 08/04 e 12/04/2024, indiquem aqui os estudantes. Muito embora não esteja previsto o repasse de recursos financeiros ou de bolsas em auxílio ao desenvolvimento das possíveis soluções, a Marinha poderá conceder, por iniciativa própria, apoio para o desenvolvimento de um ou mais projetos após a aprovação pela comissão avaliadora.

A chamada pública conta com o apoio do Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI/UFG) e do Parque Tecnológico Samambaia (PTS/UFG).

Clique aqui para conferir o edital completo.

Serviço
Ação: Chamada Interna à UFG para adesão de professores ao desenvolvimento de soluções para o poder naval no âmbito do acordo da UFG com a Marinha do Brasil
Quem pode participar: docentes orientadores de TCCs da UFG e os estudantes indicados
Período para inscrições: 18/03/2024 a 05/04/2024