BannerNotícia_Conferência Anprotec 2025

UFG marca presença em edição histórica da Conferência Anprotec

En 17/10/25 15:36 . Actualizado en 17/10/25 15:41 .

Representantes dos ambientes de inovação da Universidade prestigiaram o evento, com recorde de participação

Representantes dos ambientes de inovação da Universidade Federal de Goiás (UFG) participaram, entre os dias 13 e 15 de outubro de 2025, da Conferência Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) 2025, realizada na cidade de Foz do Iguaçu (PR). Trata-se do maior e principal evento da categoria no país, que, em sua 35ª edição, alcançou o número recorde de mais de 1 mil participantes.

Sob o tema “Ecossistemas colaborativos e integrados à inovação global”, a programação contou, durante três dias, com diversas atividades, entre workshops, oficinas, plenárias e painéis temáticos recheados de novidades e discussões importantes sobre ciência, tecnologia e inovação (CT&I). Dessa forma, os servidores, colaboradores e bolsistas da Universidade precisaram escolher quais delas priorizar para participar, ficando de fora do quarto e último dia de evento, destinado a visitas técnicas, cujas listas de participação e espera, lotadas, contemplaram um número restrito de pessoas. 

Confira os destaques abaixo.

Primeiro dia
Na abertura do evento, pela manhã, a opção foi pelo workshop “Liderança colaborativa em ambientes de inovação: estratégias para conectar pessoas, ideias e resultados”, comandado por César Reinaldo Rissete, diretor técnico do Sebrae/PR; Carlos Pacheco,  diretor do Conselho Técnico-Administrativo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp); e Aldo Nelson Bona, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti Paraná).

Pela tarde, a escolha foi pela participação na plenária “Ecossistemas colaborativos e a inovação global: cenários e desafios”, com mediação da presidente da Anprotec, Adriana de Faria; e falas de Marcelo Camargo, analista sênior na área de cooperação internacional da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); Salvatore Majorana, presidente do Kilometro Rosso Science Park Italy/IASP; e Rodrigo Nazareno, Coordenador da Coordenação de Iniciativas para a Inovação (COIN).

Conferência Anprotec 2025_Registro 9 Conferência Anprotec 2025_Registro 5


Segundo dia
Na continuidade da programação, o segundo dia de manhã foi momento de aprender um pouco mais sobre a relação entre universidade e empreendedorismo, com o primeiro painel do segmento “Sebrae Convida” intitulado “Da Sala de Aula à Startup: A Nova Geração da Inovação”, no qual participaram Juliano Brostolin, cofundador da Pila Multi Benefícios; Ana Augusta, estudante de Engenharia Biomédica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e fundadora da Somalab; e Leandro Scalabrini, fundador da SWA Sistemas.

Após o almoço, foi a vez do painel temático “Inovação Colaborativa: Transformando desafios globais em oportunidades locais”, com a mediação de Jorge Luis Audy,  superintendente de Inovação e Desenvolvimento do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS - Tecnopuc/PUCRS; e participações de  Maria Angélica Luqueze, coordenadora de Relações com o Mercado e Pesquisadora em Parcerias Estratégicas do SUPERA Parque, de Ribeiro Preto (SP); e Romildo Toledo, diretor de Relações Internacionais da Anprotec e diretor do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Além das atividades no próprio espaço para eventos que sediou a conferência, ao final do segundo dia, um integrante do Setor de Comunicação e Eventos da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI/UFG), o jornalista William Correia, teve a oportunidade de conhecer parte da estrutura do Itaipu Parquetec, em Foz do Iguaçu (PR), acompanhado pela analista de Comunicação e Marketing do complexo, Angélica Caetano, que se dispôs de forma voluntária a realizar o passeio.

Paralelamente, o diretor do Parque Tecnológico Samambaia (PTS/UFG), Luizmar Adriano, participou da Assembleia Geral Ordinária da Anprotec, representando a pró-reitora de Pesquisa e Inovação da UFG, Helena Carasek. A oportunidade serviu para discutir e prestar contas sobre as finanças da Associação, bem como decidir sobre a cidade que sediará a próxima edição da conferência, disputa na qual Luizmar pôde votar e que teve Manaus (AM) como vitoriosa frente à Campina Grande (PB), por 49 votos contra 9.

Conferência Anprotec 2025_Registro 1 Conferência Anprotec 2025_Registro 12


Terceiro dia
O último dia de programação regular contou, pela manhã, com a participação no workshop “Inovação colaborativa e Certificação Cerne: fomentando ecossistemas de inovação globalmente integrados”, com a moderação de Adriana de Faria, presidente da Anprotec; e participações de Flaviano Júnior, especialista em Inovação, Gestão de Pessoas, Estratégias e Negócios da F2 Conexões+Inovação; Marcio de Oliveira, coordenador Geral de Promoção à Inovação e ao Transbordamento do Conhecimento do CNPq; Jucelia Maria Roberto, coordenadora do tecnoPARQ – Parque Tecnológico de Viçosa; e Wilmar Júnior, coordenador da Incubadora Santos Dumont, do Itaipu Parquetec.

Ainda pela manhã, houve a plenária “Revolução digital: Como a transformação tecnológica está redefinindo empresas, ambientes de inovação e ecossistemas de inovação”, mediada por Rafael do Valle, gerente de Inovação Tecnológica da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP); e apresentações de Paulo Henrique Leme, coordenador do Agritech da Universidade Federal de Lavras (UFLA) – Centro de Estudos em Mercado e Tecnologias no Agronegócio; Irineu Mario Colombo, diretor superintendente do Itaipu Parquetec; e José Henrique Menezes, gerente de Mobilização Empresarial da Embrapii.

Por fim, à tarde, o grupo da UFG marcou presença no workshop “Inteligência Artificial e os ecossistemas de inovação”, moderado por Michelle Silva Wangham, diretora adjunta de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) da RNP; e exposições de André Fernando de Almeida, fundador e CEO da Dom Rock, empresa de tecnologia em dados e inteligência artificial; Fred Wirtz, CEO da MONSTERlab Robotics; e Thiago Araújo, líder de equipe de Engenharia de Software.

O período noturno ficou por conta do jantar de encerramento e a entrega do Prêmio Anprotec de Empreendedorismo Inovador.

Conferência Anprotec 2025_Registro 14


Saldo positivo
Um dos pontos altos do evento foi o lançamento do livro “Evolução, Impacto e Potencial dos Parques Tecnológicos do Brasil”, produzido pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) a partir de dados robustos da Plataforma MCTI-InovaData-Br (atualizados até janeiro de 2025). 

A publicação inédita consolida dados, análises e diretrizes estratégicas para o fortalecimento dos ambientes de inovação em todo o país, revelando, por exemplo, que o Brasil conta atualmente com 113 iniciativas de parques tecnológicos, dos quais 64 estão em operação e dão abrigo a  2.706 empresas e organizações distribuídas por todas as regiões do país.

O grupo que representou a Universidade integrou uma comitiva do estado de Goiás, composta por servidores, colaboradores e bolsistas vinculados também a outras instituições de ensino superior (IES), à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti Goiás). Foi a segunda maior delegação estadual de todo o evento, atrás apenas do próprio estado do Paraná.

Participaram pela UFG, adicionalmente aos nomes já mencionados, o diretor de Transferência e Inovação Tecnológica da UFG, Marinaldo Ribeiro; a diretora do Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG, Cleonice Ribeiro; o gerente do Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG, Anderson Almeida; e o agente de inovação do Setor de Negócios Tecnológicos do PTS/UFG, Laion Silva.

Categorías: Notícias Noticias