Edição 2025 do Prêmio Goiano de CT&I recebe candidaturas
Pesquisadores e profissionais da UFG podem concorrer às indicações da Universidade ao concurso
Por William Correia
O Governo de Goiás, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (Secti), lançou a edição 2025 do Prêmio Goiano de Ciência, Tecnologia e Inovação. A iniciativa reconhece pesquisadores, profissionais da comunicação, instituições e empresas que se destacam na produção, gestão e difusão do conhecimento científico, tecnológico e inovador, com impactos relevantes para o desenvolvimento de Goiás e do país.
As instituições de ensino superior (IES) e instituições de ciência e tecnologia (ICTs) goianas ficam encarregadas de fazer a indicação dos(as) candidatos(as) nas diferentes categorias. No caso da UFG, as indicações são precedidas de avaliação interna sobre as candidaturas de pessoas interessadas em concorrer, e o processo neste ano é conduzido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI/UFG) em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG/UFG). O objetivo é oportunizar a todos a chance de participação.
Os interessados em participar devem enviar até o dia 20/02 o formulário PDF (disponível no edital) preenchido, juntamente da documentação completa requerida pela chamada, correspondente à categoria escolhida, para o e-mail projetos.prpi@ufg.br, com o assunto “Chamada Pública FAPEG 01/2026”. A partir disso, a Comissão Avaliadora analisará as propostas e decidirá quais candidaturas serão submetidas, estando o resultado final dessa avaliação previsto para ser publicado a partir de 02/03.
Prêmio
O concurso propõe reconhecer, dar visibilidade e premiar pesquisadores e estudantes de pós-graduação que se destacaram em pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, cujos resultados tenham contribuído para a produção de conhecimento e beneficiado direta ou indiretamente o desenvolvimento e o bem-estar da população do estado de Goiás e do País.
O prêmio também reconhecerá a atuação de profissionais de comunicação que, por meio do jornalismo científico, tenham contribuído com a difusão de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação e, por consequência, com o ecossistema de CT&I de Goiás e do país.
Confira abaixo as categorias/subcategorias:
Categoria Pesquisador(a) Destaque:
Ciências da Vida:
- Ciências Biológicas - 01 candidatura
- Ciências da Saúde - 01 candidatura
- Ciências Agrárias - 01 candidatura
Ciências Exatas:
- Ciências Exatas e da Terra - 01 candidatura
- Engenharias - 01 candidatura
- Tecnologia da Informação e Comunicação - 01 candidatura
Ciências Humanas:
- Ciências Sociais Aplicadas - 01 candidatura
- Ciências Humanas - 01 candidatura
- Artes, Letras e Linguística - 01 candidatura
Categoria Pesquisador(a) Inovador(a):
- Inovação para o setor empresarial - 01 candidatura
- Inovação para o setor público - 01 candidatura
Categoria Profissional de Comunicação:
- 01 candidatura de profissional de comunicação, sendo que este(a) deverá escolher 1 (um) meio de veiculação do material jornalístico (mídia impressa, telejornalismo, internet ou rádio) que submeterá ao Prêmio
Categoria Pós-Graduando(a) Destaque:
- Ciências da Vida (mestrado ou doutorado) - 01 candidatura
- Ciências Exatas (mestrado ou doutorado) - 01 candidatura
- Ciências Humanas (mestrado ou doutorado) - 01 candidatura
Categoria Pesquisador(a) Goiano(a) Destaque em outros estados e no exterior:
- Pesquisador(a) de destaque em outros estados - 01 candidatura
- Pesquisador(a) de destaque no exterior - 01 candidatura

Os formulários correspondentes a cada categoria e informações adicionais sobre a chamada pública podem ser obtidos por meio do edital que pode ser acessado clicando aqui.
Serviço
Prêmio Goiano de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) - Edição 2025
Seleção interna feita pela PRPI/UFG
Com informações da Assessoria de Comunicação Setorial da Fapeg
