
Inovação e sustentabilidade são foco de parceria entre UFG e Sinduscon Goiás
Acordo para o triênio 2025-2027 inclui realização de desafio nacional pelo CEI/UFG
A Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Goiás (Sinduscon Goiás) discutiram, nesta quinta (13/02), a parceria para o triênio 2025-2027 com foco em inovação e sustentabilidade na construção civil. Nessa ocasião, representantes de ambas as instituições trataram das propostas do segundo ciclo de atividades do Living Lab C (LLABC), o “laboratório vivo” da Universidade e principal promotor das iniciativas no âmbito do acordo.
O conjunto de ações terá o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), e o destaque fica por conta da realização, no primeiro semestre deste ano, do 2º Desafio Nacional de Inovação – Construct Ideathon, a ser organizado pelo Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI/UFG), vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI/UFG). Em sua primeira edição, a atividade reuniu 85 competidores representando 30 universidades de 10 estados brasileiros.
Cabe destacar que o LLABC é o primeiro ambiente de inovação aberta no Centro-Oeste voltado ao desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis para a indústria da construção civil. A iniciativa foi lançada pela Universidade, em 2020, com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), consolidando-se como um ambiente técnico que dialoga com a academia, o poder público, a indústria da construção e a sociedade civil.
Entre 2020 e 2023, o laboratório promoveu 122 atividades, incluindo reuniões técnicas, oficinas de cocriação, workshops, visitas técnicas, pesquisas e diversos eventos. Agora, a ideia é adotar mecanismos para ampliar o seu impacto positivo na indústria da construção e, consequentemente, na sociedade e no meio ambiente, aproximando-se e colaborando cada vez mais junto à Rede de Living Labs do Brasil.
Participaram da reunião a pró-reitora de Pesquisa e Inovação da UFG e coordenadora do LLABC, Helena Carasek; o professor da Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA/UFG) e coordenador da Comunidade da Construção Goiânia, Oswaldo Cascudo; o presidente do Sinduscon Goiás, Hidebrair de Freitas; e a coordenadora operacional do LLABC, Daniela Silva.
Com informações de Daniela Silva, coordenadora operacional do Living Lab C