
Lançado o Centro de Ciência Aberta da UFG
Estrutura abriga o Repositório de Dados de Pesquisa e fortalecerá a abertura do fazer científico na instituição
Um dos marcos da realização da 1ª Semana de Ciência Aberta da UFG, nos dias 15 e 16 de maio, foi o lançamento oficial do Centro de Ciência Aberta da Universidade e do Repositório de Dados de Pesquisa, sua principal ferramenta. A conquista coroa o processo interno de apropriação crítica da Ciência Aberta no período recente, sobretudo a partir de 2021, quando a UFG foi contemplada em um edital de ações de transferência de conhecimento e Incubação de Repositórios de Dados de Pesquisa.
Durante o primeiro dia de programação do evento, a professora Laura Rezende, da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC/UFG), apresentou as estruturas e suas funcionalidades já disponíveis no domínio dadosdepesquisa.ufg.br, que segue em processo de implementação. Entre os muitos ganhos com a novidade, ela ressaltou a contrapartida recebida por meio da concessão de identificadores persistentes (DOIs), responsáveis por garantir referências duradouras aos recursos digitais, que projetarão a produção acadêmica da UFG para o mundo inteiro.
Para se ter uma ideia, a Rede Latino-Americana de Ciência Aberta (LA Referencia) analisou 4,5 milhões de registros de metadados coletados de periódicos e repositórios na América Latina e concluiu que apenas cerca de 20% possuem DOIs. Assim, com o Repositório de Dados de Pesquisa, a UFG passa a integrar um grupo seleto de instituições de pesquisa e universidades que possuem a cobertura do DOI para apoiar o trabalho de sua comunidade acadêmica.
Outro ponto alto tem a ver com os atributos da marca e da identidade visual desenvolvida pelo Setor de Comunicação e Eventos da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI/UFG) para o Centro de Ciência Aberta. O projeto tem a assinatura do agente de inovação/comunicação e designer da equipe, Iuri Vaz, que executou o trabalho a partir de um briefing feito pela própria professora Laura, com a sugestão de ideias e orientações norteadoras.
O resultado final traz uma logomarca arrojada e ao mesmo tempo minimalista, em que se destaca a composição figurativa formada por imagens de holofote e ondas de transmissão. “Construí uma nuvem de palavras inspirada pela ideia de Ciência Aberta e cheguei a essas ilustrações. Elas representam a ideia de lançar luz de forma focada e controlada sobre os dados e a própria ciência, além de se conectarem com o propósito de compartilhamento e transferência que estão na base do conceito”, explica Vaz.
A professora Laura também ressaltou o fato de que, diferentemente do que geralmente ocorre, a marca foge aos padrões convencionais com ícones ou imagens que não fazem alusão a áreas e/ou campos específicos do conhecimento. “Gosto da ideia de que nosso propósito seja amplificar a ciência como um todo”, defendeu ela. Além de conferir um toque de originalidade, a proposta encontrou amparo em vários dos discursos ecoados no decurso do evento.
O complemento da identidade visual incorpora ainda uma paleta de azuis inspirada no tom de azul da marca principal da UFG e uma tipografia que se relaciona esteticamente com as curvas e formas presentes na composição. Todo esse trabalho poderá ser visto em detalhes e com maior destaque quando do lançamento oficial do site do Centro de Ciência Aberta, nos moldes dos sites das unidades acadêmicas e pró-reitorias, previsto para os próximos meses.
Confira abaixo o resultado final: