
Lapig/UFG colabora com MapBiomas Indonésia
Laboratório promove intercâmbio de conhecimentos e dados geoespaciais
Texto: Caio Rabelo
O Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig), da Universidade Federal de Goiás, por meio da iniciativa MapBiomas Brasil, foi convidado a compartilhar seus conhecimentos e colaborar com o MapBiomas Indonésia, promovendo o treinamento da equipe indonésia no uso dos dados da Rede Global MapBiomas. Durante um encontro de dez dias, do dia 25 de maio ao dia 4 de junho, os doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (Ciamb) do Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa) da UFG, Vinícius Mesquita e Ana Paula Matos, estiveram no país asiático, que pretende colocar em prática as técnicas para o uso e o mapeamento da terra e solo já utilizadas no Brasil.
"No primeiro dia, fizemos uma apresentação detalhada de toda a metodologia que utilizamos para garantir a acurácia do MapBiomas Brasil e discutimos como adaptar essa abordagem para o contexto do MapBiomas Indonésia", explicou Ana Paula Matos, doutoranda do Lapig. "Foi uma oportunidade valiosa para alinhar a equipe e esclarecer todas as dúvidas, além de fortalecer os laços entre os membros do MapBiomas Indonésia", acrescentou.

O segundo dia foi marcado por um comitê científico, no qual representantes de 22 universidades foram convidados a conhecer e debater a metodologia adotada pelo MapBiomas. A aceitação positiva por parte das universidades foi de extrema importância para a formação da equipe de interpretação, composta por estudantes, garantindo uma abordagem ampla e diversificada no processo de análise e interpretação dos dados.
Durante o segundo dia do encontro, Vinícius Mesquita, doutorando do Lapig, ressaltou a relevância do comitê científico. "Tivemos o privilégio de conhecer e fazer networking com representantes de 22 importantes universidades daquele contexto indonésio, o que fortifica e acrescenta questões relevantes à metodologia do MapBiomas.
Uma das ferramentas focadas durante o encontro foi o TVI (Temporal Visual Inspection), desenvolvido pelo Lapig da UFG. Essa plataforma permite a inspeção de pontos em imagens de satélite, possibilitando a detecção de diferentes classes de uso do solo, como pastagem e agricultura. Com o TVI é possível examinar um mesmo ponto em diferentes anos, proporcionando uma visão cronológica dos eventos e permitindo análises mais detalhadas.
O MapBiomas é reconhecido pela qualidade e diversidade de dados gerados, que têm sido utilizados em diversas áreas, como formulação de políticas públicas, tomada de decisões empresariais e pesquisas científicas. Iniciado no Brasil em 2015, o projeto expandiu-se para outros países e, recentemente, chegou à Indonésia, com a participação ativa de instituições locais.

Durante o encontro, o Lapig teve a oportunidade de compartilhar seu conhecimento e experiência, fortalecendo a colaboração entre as equipes do MapBiomas Brasil e MapBiomas Indonésia. “Essa troca de conhecimentos e culturas contribui para o aprimoramento dos dados da Rede Global MapBiomas e o avanço da monitoração geoespacial em nível global”, afirma a coordenadora do Lapig, Elaine Silva. Ao final do encontro, as equipes celebraram os resultados obtidos com uma confraternização e alguns passeios turísticos, marcando o compromisso mútuo de continuar trabalhando juntas em prol do monitoramento ambiental e da conservação dos recursos naturais.
Sobre o Lapig
O Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig) é uma unidade de pesquisa da Universidade Federal de Goiás (UFG) que desenvolve pesquisas e projetos voltados para o processamento e análise de imagens de satélite e geoprocessamento. O Lapig possui reconhecimento internacional e é uma referência em estudos relacionados a monitoramento ambiental e gestão territorial.
Fonte: Lapig UFG
Categories: Notícias Noticias ADM;Notícias