Parceria inédita entre UFG e Saneago deve beneficiar consumidores goianos
Experiência de usuários no aplicativo e site da companhia está no centro do acordo
A Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC/UFG), firmou relevante parceria com a Saneago, mais importante companhia de saneamento básico do estado, com o objetivo de otimizar a experiência de usuários nos serviços digitais. O convênio, considerado o primeiro da Saneago com uma instituição de ciência, tecnologia e inovação (ICT) nos moldes das atuais leis de inovação, foi oficializada no dia 28 de novembro e marca uma nova etapa desta relação, que teve início em setembro de 2024.
Neste primeiro momento, a ideia é que a Universidade, com seu corpo técnico qualificado e expertise em projetos de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação), auxilie a companhia goiana a transformar para melhor a jornada de experiência do usuário partir do site e do aplicativo, entendendo a percepção pública em relação aos serviços digitais. Outro ponto de interesse é o processo virtual de atualização cadastral e mudança de titularidade em unidades consumidoras de água e esgoto.
Essa busca da Saneago por melhorias está amparada pela criação, há pouco mais de um ano, da Gerência de Novos Negócios (C-GNN), vinculada à Superintendência de Expansão e Concessão (SUECO) e à Diretoria Comercial (DICOM). A mudança no organograma da instituição culminou nos esforços de aproximação junto à Universidade, por meio da Diretoria de Transferência e Inovação Tecnológica (DTIT/UFG), ligada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI/UFG).
Após uma reunião de alinhamento e apresentação de expectativas, ficou decidido, então, que diversas estruturas e laboratórios vinculados a diferentes unidades acadêmicas (UAs) da UFG teriam trânsito livre para dialogar e negociar possibilidades de parcerias e projetos conjuntos com a própria Saneago. Dessa forma, o LabIC/FIC/UFG saiu na frente e apresentou uma proposta que foi aprovada e assinada pelas partes no último bimestre de 2025.
Segundo conta o administrador Luiz Fernando Gonçalves, servidor que atua no Setor de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (SPITT/PRPI/UFG), também integra o LabIC/FIC/UFG e fez parte das negociações, até 20 pesquisadores deverão ser envolvidos no projeto. “A contrapartida financeira será completamente subsidiada pela Saneago, mediante intermediação da Fundação RTVE (Rádio e Televisão Educativa e Cultural)”, detalha.
Para o coordenador do projeto, professor da FIC/UFG e integrante do LabIC/FIC/UFG, Daniel Christino, o sucesso na empreitada até aqui se deve muito à metodologia de trabalho adotada. “Desde o início, priorizamos uma atuação colaborativa e nos colocamos à disposição da Saneago para auxiliar nos procedimentos internos que viabilizaram a formalização do projeto. Esse diálogo está diretamente ligado ao desenvolvimento de uma política de inovação na empresa em parceria com a FIC/UFG”, relembra.
O advogado e gerente de Novos Negócios da Saneago, Álvaro Gusmão, afirma que o movimento reflete o desejo pela ampliação da capacidade da companhia em estruturar novos negócios. Ele assinala que o objetivo é “consolidar a capacidade de inovar a partir das necessidades reais do setor, fazendo da inovação não um fim em si mesmo, mas um meio para desenvolver novos negócios. Quando falamos em ‘novos negócios’, estamos nos referindo a novos processos, produtos, serviços ou modelos que aprimorem a eficiência, eficácia e qualidade dos serviços prestados pela Saneago”.
Futuro promissor
O caráter inaugural e um tanto quanto experimental do acordo com o LabIC/FIC/UFG, como narra Álvaro Gusmão, ajudará a orientar outras parcerias. O plano, inclusive, é recorrer à UFG para mais missões e desafios da companhia, especialmente nas áreas de engenharia, inteligência artificial (IA) e ecossistema de startups. “Existem perspectivas de novos convênios, embora os projetos estejam em fases distintas de desenvolvimento e avaliação. Os setores da empresa estão engajados na análise e estruturação dos projetos, avaliando-os e, quando necessário, ajustando-os às estratégias das diretorias”, afirma
O gestor da Saneago ressalta que a inovação construída em colaboração consolida um modelo de concertação estratégica capaz de articular o setor de saneamento, universidades, centros de pesquisa e outros atores na co-criação de soluções concretas e replicáveis, o que amplia a capacidade da companhia de enfrentar desafios complexos do setor. “Isso é especialmente relevante no saneamento, porque inovar neste setor significa não apenas gerar valor para a empresa, como também transformar conhecimento e ciência em promoção da qualidade de vida da população goiana”.
No LabIC/FIC/UFG, a parceria junto à Saneago é vista como uma excelente oportunidade de demonstrar que, no mercado e na sociedade, há uma lacuna a ser preenchida na área de atuação em políticas públicas, capaz de articular Comunicação, Ciência da Informação e Ciência de Dados, e a FIC/UFG possui as credenciais para ocupar esse espaço. “A gente tem uma solução para determinados problemas, em determinado recorte, que é integrada, feita via universidade, gera conhecimento, parcerias e, sobretudo, não é explorada por ninguém”, conclui Daniel Christino.

