BannerNotícia_SitePRPI_PIP_Principais Dúvidas.png

PRPI responde às principais dúvidas sobre inscrições de planos de trabalho para o Programa de Iniciação à Pesquisa da UFG 2023/2024

Em 14/04/23 15:04. Atualizada em 14/04/23 15:04.

Projetos devem estar cadastrados no SIGAA até 05/5 e a submissão de planos de trabalho deve ser feita até 12/5

As inscrições para o Programa de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação da UFG ainda estão abertas até o dia 12/5, e se encaminham para o último mês de submissão de propostas de planos de trabalho. Os proponentes devem possuir vínculo com a UFG e ter título de mestre ou de doutor.

Nesta reta final, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, através do Setor do Programa de Iniciação à Pesquisa da UFG, reuniu as principais dúvidas em relação ao processo.

Projetos de Pesquisa:

Prazo final de cadastro no SIGAA com status “em andamento” - 05/5 (sexta-feira)

1. Quando devo cadastrar um projeto de pesquisa?

Todo projeto de pesquisa desenvolvido por pesquisadores vinculados à UFG deve ser cadastrado no sistema da UFG (SIGAA), o que é previsto em resolução (Resolução CEPEC 1467/2017).

2. Como cadastrar um projeto de pesquisa?

O cadastro deve ser feito pelo coordenador do projeto acessando o SIGAA no Portal do Docente (docentes) ou Módulo Pesquisa (TAEs) e requerer a inclusão da certidão de ata de aprovação do projeto pelo CD, Colegiado ou dirigente do órgão e, quando for o caso, do comprovante de financiamento e dos documentos relativos à aprovação do projeto nos comitês/comissões de ética.

As regras e as instruções detalhadas para o cadastro podem ser acessadas na página da PRPI (prpi.ufg.br) na aba “pesquisa”.

Plano de Trabalho

Prazo final de submissão: 12/5 (sexta-feira)

1. Qual a diferença entre as modalidades do programa?

São três as modalidades do PIP-UFG:

• Iniciação Científica: refere-se a planos destinados a alunos de graduação, devendo ter o escopo de iniciação à pesquisa científica, em qualquer área do conhecimento;
  • Iniciação Tecnológica: refere-se a planos de trabalho destinados a discentes de graduação da UFG, devendo ter o escopo de iniciação à pesquisa tecnológica e em inovação em qualquer área do conhecimento.
  • Iniciação Científica Júnior: refere-se a planos de trabalho destinados a discentes do ensino fundamental e médio, devendo ter o escopo de iniciação à pesquisa científica, em qualquer área do conhecimento;

2. Eu preciso designar o aluno na etapa de cadastro dos planos de trabalho?

Não. Os discentes, um para cada plano, serão indicados apenas após a análise e aprovação dos planos. Essa indicação ocorre somente no final do processo, após a divulgação do resultado final das cotas de bolsas, conforme cronograma do Edital de Bolsas.

3. Qual é a duração do projeto de pesquisa e do plano de trabalho? Qual é a data de início?

O projeto de pesquisa pode ter a vigência que for necessária para a conclusão de toda a pesquisa. Os planos de trabalho a serem submetidos ao Edital PIP-UFG deverão ter vigência de um ano.

4. Quais são os critérios de avaliação dos planos de trabalho?

Os critérios de avaliação são:

• Coerência do plano de trabalho para o aluno com o projeto de pesquisa do orientador;
  • Adequação do plano de trabalho ao escopo do Programa de Iniciação à Pesquisa;
  • Clareza e coerência dos objetivos, da metodologia e do cronograma propostos, incluindo a adequação deles ao nível de formação do discente

Os planos de trabalho receberão a avaliação final de "recomendado" ou "não recomendado".

Aqui estão apenas as dúvidas mais frequentes. Acesse aqui a lista completa  de perguntas sobre o  programa:

Dúvidas podem ser enviadas para: pip.prpi@ufg.br

Categorias: Notícias Noticias ADM;Notícias