BannerNotícia_Pesquisa e Inovação da UFG movimenta Conpeex 2023

Pesquisa e Inovação da UFG movimenta Conpeex 2023

Em 27/11/23 17:38. Atualizada em 28/11/23 11:37.

Atuação ficou marcada por sucesso na condução do Seminário PIP-UFG e diversidade do estande, que reuniu estruturas vinculadas

Entre os dias 22 e 25 de novembro de 2023, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) da Universidade Federal de Goiás (UFG) participou do 20º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conpeex), realizado no Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal. A edição, que teve como tema “Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável”, é considerada a maior de todas até aqui, com a participação de 11 mil pessoas, e registrou uma série de novidades em sua organização.

A PRPI, claro, apresentou relevante contribuição para o sucesso do evento, a começar com a realização do III Seminário de Integridade Acadêmica, promovido pelo Comitê de Integridade Acadêmica (CIA), vinculado à PRPI, na condição de pré-evento do Conpeex, no dia 21 de novembro. Como espécie de “esquenta” para o Conpeex, o Seminário CIA reuniu estudantes e professores ao longo do dia para uma programação focada em reflexões e discussões sobre o assunto.

Também se sobressaiu a boa condução do 31º Seminário de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação (PIP) da UFG, que é a maior atividade dentro do Conpeex. Neste ano, as mais de 900 apresentações foram realizadas sob uma dinâmica diferente, com pôsteres digitais exibidos em TVs devido ao conceito de sustentabilidade que permeou o evento, em substituição aos pôsteres impressos tão comuns nas edições anteriores. As soluções implementadas tiveram boa recepção e tudo correu bem.

Ao todo, foram disponibilizados 15 aparelhos para apresentação dos 913 trabalhos em 10 sessões de 1h30, cada, divididas entre os turnos da manhã e tarde. Cada aluno dispôs de cinco minutos para falar sobre a pesquisa, ao passo que o respectivo avaliador teve cinco minutos para dar um parecer. Participaram desta edição cerca de 92 avaliadores internos e 16 avaliadores externos, oriundos de oito instituições de ensino superior diferentes, de Goiás e também de fora do estado.

Segundo a diretora de Pesquisa da UFG e pró-reitora adjunta de Pesquisa Inovação, Fabíola Fiaccadori, apesar dos desafios, o resultado foi muito satisfatório. “Esse evento é um momento extremamente rico para a formação dos estudantes que estão vinculados ao Programa e eles ficam bastante orgulhosos em poder mostrar seu trabalho ao mundo. As mudanças feitas para esta edição foram disruptivas, mas acabaram sendo bem aceitas por toda a comunidade da UFG. Tivemos um feedback bem positivo”, explica.

Estande
Outro ponto alto foi o estande da Pesquisa e Inovação, que reuniu pela primeira vez algumas de suas estruturas vinculadas em uma área comum. No espaço de 31,6 m² próximo à entrada principal do Centro de Cultura e Eventos, marcaram presença a rede de laboratórios IPElab (Ideias, Prototipagem e Empreendedorismo), o Museu Antropológico da UFG, o Herbário UFG, ligado à Unidade de Conservação (UC), e o Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG (CEI/UFG).

O IPElab levou vários dos objetos e protótipos confeccionados no laboratório e alguns equipamentos para experimentação. Com isso, os visitantes tiveram a oportunidade de usar dispositivos de realidade virtual para exploração da Estação Espacial Internacional, utilizar a caneta 3D e assistir a uma impressora 3D trabalhando em tempo real, por exemplo, além de ver de perto itens impressos nesta máquina, a exemplo de uma célula tátil em escala aumentada, e outros produzidos em máquina de corte a laser.

No perímetro reservado ao Museu Antropológico da UFG, foi possível conferir algumas peças de artesanato oriundas de diferentes etnias indígenas – grande parte delas ocupantes de territórios localizados no Centro-Oeste –, e visualizar, na tela de um computador, outras que integram o acervo do espaço. Enquanto isso, o Herbário da UFG expôs exemplares de sua coleção botânica, com ênfase em plantas medicinais, alimentícias e ornamentais, disponibilizando, ainda, um microscópio que permitia observar em detalhes as espécies.

A ala destinada ao CEI/UFG foi uma das mais movimentadas e contou com o protagonismo de empresas incubadas e juniores (EJs), que se revezaram para dialogarem com o público que transitava pelo local e apresentarem suas soluções e/ou produtos. Foram elas: Alere, Brava Consultoria Jr., ByTechnology Empresa Júnior, Canindé Empresa Jr. de Design, Conpavet Jr., Elo Empresa Júnior, EmPhar Empresa Júnior de Farmácia, Gaia Consultoria Ambiental Jr., Hoortech, Level 5, Mamãe Pingo, Mutare Empresa Júnior de Relações Públicas, Pro Partners Empresa Jr. e Trófica Consultoria Ambiental.

Para a pró-reitora de Pesquisa e Inovação da UFG, Helena Carasek, o balanço das ações da PRPI é extremamente positivo. “Acreditamos que o legado deixado por esta edição diz respeito à integração das nossas ações às demais proporcionadas pela UFG nas áreas de ensino, extensão e cultura. Também ouvi de estudantes e avaliadores externos muitos elogios ao Seminário PIP, dizendo que o formato funcionou bem, sem falar no nosso estande, que ofertou atividades diversas e interessantes e por isso mesmo atraiu muita gente”, afirma.

Adicionalmente às atividades e exposições, o estande da Pesquisa e Inovação também agitou o Conpeex com uma série de sorteios de peças impressas em 3D, copos de silicone, adesivos, bottons e livros. Cerca de 27 pessoas trabalharam para manter o espaço ativo durante o funcionamento do evento e estima-se que, ao longo dos três dias, mais de 3 mil pessoas tenham visitado o lugar.

ACESSE AQUI A GALERIA COMPLETA DE FOTOS

BannerNotícia_Pesquisa e Inovação da UFG movimenta Conpeex 2023   IMG_4498.JPG