BannerNotícia_Plataforma desenvolvida pela UFG é reconhecida em prêmio do Confies

Plataforma desenvolvida pela UFG é reconhecida em prêmio do Confies

On 12/12/23 08:56 . Updated at 12/12/23 09:37 .

Ferramenta de gestão de propriedade intelectual ficou em terceiro lugar de iniciativa que agracia boas práticas adotadas por fundações de apoio

A inovação é um importante aspecto norteador do trabalho feito pela Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) e foi graças a um projeto desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) que a instituição teve esse mérito reconhecido no último mês. Durante o 6º Congresso Nacional das Fundações de Apoio, realizado em Brasília entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro de 2023, a Plataforma de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (PITT), criada na Universidade, ficou com o terceiro lugar do “Prêmio das Boas Práticas de Gestão das Fundações de Apoio”.

Promovida pelo Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies), a iniciativa, que está em sua 5ª edição, tem o objetivo de premiar as melhores práticas de gestão das fundações de apoio filiadas à associação. Neste ano, foram 29 projetos científicos e tecnológicos inscritos, dos quais apenas cinco se qualificaram para as etapas finais. O resultado foi anunciado em cerimônia no espaço da Fundação Finatec/UnB, em Brasília, onde ocorreu o evento.

Além da PITT, os outros quatro projetos classificados foram o "Conecta Fiotec: o podcast institucional", da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec), do Rio de Janeiro (RJ), em primeiro lugar; o "FEC Sustentável", da Fundação Euclides da Cunha (FEC), do Rio de Janeiro (RJ), em segundo lugar; o "Funcamp em Movimento", da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp), de São Paulo (SP), em quarto lugar; e o "Central de Atendimento FAU", da Fundação de Apoio Universitário (FAU), de Minas Gerais, em quinto lugar.

Em funcionamento há dois anos, a Plataforma PITT foi planejada pela equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da UFG (PRPI/UFG) para promover a transformação digital na gestão dos processos de registro da propriedade intelectual (PI) e transferência de tecnologia (TT). Trata-se de uma das primeiras experiências da Funape no financiamento de projetos que aliam a resolução de problemas da Universidade ao potencial de comercialização e retorno financeiro. Hoje, a ferramenta também serve às atividades da própria Fundação e de outras pelo Brasil, motivo pelo qual conquistou o reconhecimento.

O sucesso do projeto fica evidenciado pela obtenção de registro de software junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), seguida da conquista do primeiro contrato de transferência de tecnologia envolvendo a PITT, em dezembro de 2022. No caso, o licenciamento para uso oneroso e não exclusivo foi concedido à Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor), em acordo que prevê ainda a prestação de diversos serviços técnicos especializados, como customização de interfaces, hospedagem e suporte.

Para a diretora-executiva da Funape, Sandramara Matias, que recebeu o troféu das mãos do presidente do Confies, Antônio Fernando Queiroz, o reconhecimento da Plataforma PITT representa também a validação do trabalho da Fundação em anos recentes. “Recebemos o resultado com grande alegria e seguiremos priorizando em nossa atuação a competência, a qualidade, a transparência e a ética, para contribuir com mais projetos que auxiliarão o trabalho de outras fundações, bem como beneficiarão as instituições apoiadas”, afirma.

A PITT, cuja execução também contou com o apoio financeiro do Centro de Excelência em Inteligência Artificial da UFG (Ceia/UFG), ainda possui um módulo voltado à apresentação dos equipamentos e laboratórios de pesquisa abrigados pela Universidade e uma “vitrine tecnológica” com todas as propriedades intelectuais registradas. Para conhecer mais a ferramenta, basta acessar o site pitt.prpi.ufg.br.

Funape
A Funape é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, criada por um grupo de pesquisadores da UFG com o objetivo de apoiar na gestão de projetos de pesquisa, ensino, extensão, desenvolvimento institucional e inovação tecnológica. A sua sede está instalada no Parque Tecnológico Samambaia da UFG (PTS/UFG).

Notícia 1_Plataforma desenvolvida pela UFG é reconhecida em prêmio do Confies

Com informações da Assessoria de Imprensa do Confies

Categories: Notícias Noticias