Vem aí o ciclo 2026/2027 do Programa de Iniciação à Pesquisa da UFG
Iniciativa é baseada em dois editais que já podem ser consultados; inscrições começam em 23/02
Por William Correia
O ciclo 2026/2027 do Programa de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação da Universidade Federal de Goiás (PIP/UFG) está prestes a começar, e os editais de Planos de Trabalho (N.º 01/2026) e de Bolsas Institucionais (N.º 02/2026) já foram publicados, podendo ser consultados aqui. A iniciativa, uma das mais abrangentes e reconhecidas de toda a Universidade, promove a imersão de estudantes de graduação, ensino médio e fundamental em atividades de pesquisa, além de aprimorar a formação acadêmica e profissional dos participantes de todas as áreas.
Num primeiro momento, docentes e pesquisadores interessados em orientar trabalhos durante essa edição do Programa deverão se atentar às etapas para a efetivação da inscrição. A partir de 23 de fevereiro até 4 de maio de 2026, será possível enviar propostas de planos de trabalho e assinalar o interesse em concorrer às cotas de bolsas institucionais nas diferentes modalidades (PIBIC, PIBIC-AF, PIBITI, PIBITI-AF, PIBIC-EF e PIBIC-EM), de modo que no máximo uma bolsa poderá ser pleiteada pelo(a) proponente em cada uma delas.
Nesse sentido, é necessário atender a alguns requisitos como, por exemplo, possuir vínculo ativo junto à UFG e título de mestre/ou doutor, bem como ter projeto de pesquisa cadastrado no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) da UFG – Módulo Pesquisa, com status “em andamento” e com encerramento posterior a 01/09/2027. Também é importante saber que, apesar de constarem em editais diferentes, a inscrição de planos de trabalho e a manifestação de interesse em concorrer às cotas de bolsas institucionais são feitas de maneira conjunta, na mesma página.
Posteriormente, os planos de trabalho serão avaliados e classificados como recomendados ou não recomendados. Apenas aqueles com o status “recomendado” estarão habilitados a concorrer às cotas de bolsas institucionais e a receber bolsas captadas pelos(as) orientadores(as) por meio de outras iniciativas. Outro ponto de atenção é que a recomendação de um plano de trabalho não assegura, de forma automática, a contemplação por bolsa(s). Para tanto, serão determinantes a pontuação da produção intelectual dos docentes e pesquisadores, registrada no currículo Lattes no período de 01/01/2021 a 02/07/2026, e a distribuição por demanda das unidades acadêmicas.
Conheça as diferentes modalidades de iniciação à pesquisa:
- Iniciação Científica (IC): destinada a estudantes regulares dos cursos de graduação da UFG, de qualquer área do conhecimento, com foco na iniciação à pesquisa científica;
- Iniciação Tecnológica (IT): destinada a estudantes regulares dos cursos de graduação da UFG, de qualquer área do conhecimento, com foco na iniciação à pesquisa tecnológica e em inovação;
- Iniciação Científica Júnior (ICJr): destinada a estudantes do ensino fundamental e médio com matrícula ativa na rede pública ou privada.
Os(as) estudantes que desejarem participar da iniciação à pesquisa devem seguir o passo a passo abaixo:
- Entrar em contato com um(a) professor(a) ou pesquisador(a) UFG no tema de seu interesse
- Acessar o site lattes.cnpq.br, criar um currículo Lattes e o manter atualizado
- Ficar de olho nos editais e nas notícias sobre o PIP/UFG
- Com tudo certo para participar do Programa, aceitar a indicação para desenvolver o plano de trabalho e, se for o caso, para receber a bolsa
Conpeex
A participação no ciclo do PIP/UFG tem seu ponto alto na apresentação dos trabalhos resultantes da execução dos planos no decorrer do Seminário PIP/UFG, durante o Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex), momento que marca o encerramento da passagem dos estudantes de IC, IT e ICJr pelo Programa. Trata-se da ocasião em que os cientistas em formação divulgam os resultados e os frutos do ciclo de aproximadamente um ano. Em 2025, por exemplo, foram mais de 1.300 trabalhos inscritos.
A pró-reitora adjunta de Pesquisa de Inovação e diretora de Pesquisa da UFG, Natália Aredes, lembra que o PIP/UFG marca a primeira experiência de muitos jovens com o meio científico, aliando método, criatividade e inovação. “A iniciação científica e tecnológica é uma etapa importantíssima da formação dos estudantes, pois possibilita o desenvolvimento de saberes próprios da produção de conhecimento e participação ativa nas ações de ciência e tecnologia da universidade. Convidamos todos e todas a consultarem os editais e a participarem do PIP 2026/2027”, afirma.
Datas importantes:
- Publicação: 04/02/2026
- Data-limite para a atualização do currículo Lattes: 02/07/2026
- Inscrições: de 23/02 a 04/05/2026
Serviço
Edital PRPI/UFG N.º 01/2026 - Planos de Trabalho
Edital PRPI/UFG N.º 02/2026 - Bolsas Institucionais
Programa de Iniciação à Pesquisa 2026-2027
