Uma plateia composta por homens e mulheres está sentada em cadeiras pretas dentro de uma sala de reuniões com paredes brancas e iluminação embutida. Os participantes, vestidos com roupas casuais e profissionais, aparecem atentos e voltados para a mesma direção, sugerindo o acompanhamento de uma apresentação. Ao fundo, observam-se janelas com persianas cinzas e uma porta de madeira aberta.

PRPI/UFG reúne representantes de biotérios da Universidade

Em 06/02/26 16:42. Atualizada em 06/02/26 19:50.

Encontro discutiu melhorias em instalações e contou com a presença de servidor da UFU

Na última terça-feira (03/02), a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Goiás (PRPI/UFG) recebeu, no auditório da Agência UFG de Inovação, diversos responsáveis pelos biotérios da UFG, além de diretores de unidades acadêmicas vinculadas aos espaços. O objetivo do encontro foi dialogar sobre as necessidades e ações que precisam ser tomadas para regularizar as instalações e atender aos requisitos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) dentro dos prazos definidos, que começam a expirar a partir de setembro de 2026.

Para auxiliar nesse processo, o responsável técnico pela Rede de Biotérios de Roedores da Universidade Federal de Uberlândia (REBIR-UFU) e atual presidente da Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório (SBCAL), Murilo Vieira da Silva, foi convidado a participar das discussões. Ele, que já havia visitado todas as estruturas, traçou um diagnóstico, compartilhou experiências e fez sugestões fundamentais para a elaboração de um plano de estratégias que culmine na modernização dos ambientes e utilização mais eficiente dos recursos.

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFG, Wendell Coltro, fez questão de lembrar da articulação interna na busca por recursos para os biotérios por meio de um edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) lançado recentemente, destacando o compromisso da nova gestão com a causa. “Nosso objetivo é intensificar a escuta ativa para dedicar maior atenção às demandas e reivindicações. Estamos sensibilizados com essa questão e cientes dos desafios”, afirmou.

Participaram, ainda, na ocasião, a pró-reitora adjunta de Pesquisa e Inovação e diretora de Pesquisa, Natália Aredes; o diretor de Transferência e Inovação Tecnológica (DTIT/UFG), Marinaldo Ribeiro; o diretor do Parque Tecnológico Samambaia (PTS/UFG), Luizmar Adriano; e a coordenadora do Centro de Produção e Ciência em Biomodelos (CPCBio/UFG), Taís Andrade, que também foi figura central para o agenciamento da vinda do representante da UFU, bem como para a organização da reunião.

Dois homens estão em pé em uma sala de reuniões clara, posicionados próximos a uma porta de madeira fechada e a uma parede branca. O homem à esquerda veste camisa azul e observa pensativo, enquanto o homem à direita usa camisa branca e mantém as mãos cruzadas à frente do corpo. Em primeiro plano, vê-se parte de uma mesa cinza, sugerindo um ambiente de trabalho ou discussão institucional. Um homem de barba e óculos, vestindo uma camisa social azul clara, faz uma apresentação em pé, gesticulando com a mão direita. Ao fundo, uma parede branca contém uma janela de vidro que reflete o logotipo da UFG e um cartaz informativo. No canto inferior esquerdo, vê-se um notebook aberto exibindo a marca da universidade na tela, próximo a uma porta de madeira.

Categorias: Notícias Noticias