BannerNotícia_Reunião dá a largada para o novo ciclo de iniciação à pesquisa na UFG

Reunião dá a largada para o novo ciclo de iniciação à pesquisa na UFG

On 10/11/24 14:46 . Updated at 10/11/24 15:51 .

Com mais de 600 participantes, apresentação contou com orientações, esclarecimentos e sorteio de brindes

Nesta quinta-feira (10/10), o Centro de Cultura e Eventos Ricardo Freua Bufáiçal, localizado no Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG), sediou a Reunião Geral dos Participantes da Iniciação à Pesquisa 2024-2025. Mais de 600 pessoas participaram da ocasião – incluindo estudantes e orientadores – que marcou o início oficial do novo ciclo do Programa de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação (PIP) da UFG. 

O evento começou com uma fala do vice-reitor da UFG, Jesiel Carvalho, que ressaltou a importância da iniciação científica para a jornada dos participantes e recomendou que os mais novos integrantes aproveitem ao máximo a experiência. “O PIP/UFG é um instrumento essencial para contribuir nesse processo formativo”, disse. Na sequência, antes do início da apresentação, o diretor de Transferência e Inovação Tecnológica da UFG, Marinaldo Ribeiro, fez uma fala em reconhecimento ao interesse dos ingressantes.

A pró-reitora adjunta de Pesquisa e Inovação e diretora de Pesquisa da UFG, Fabíola Fiaccadori, deu continuidade com a apresentação sobre o Programa, destacando a importância de iniciar as atividades acessando o Guia de Orientações ao Estudante do PIP/UFG 2024-2025 e o Guia de Integridade Acadêmica. Entre os pontos abordados, estavam a história do PIP/UFG e o perfil dos planos de trabalho e dos estudantes participantes desse ciclo, além das diferentes modalidades de bolsa. Também foram apresentadas as responsabilidades com as quais estudantes e orientadores devem se comprometer durante o Programa. 

Ainda houve espaço para a diretora do Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI/UFG), Cleonice Borges, lembrar que as inscrições para a 11ª Olimpíada de Empreendedorismo Universitário (OEU) foram prorrogadas até o próximo domingo (13/10). Em sua fala, ela ressaltou como a experiência pode ser enriquecedora para os estudantes e destacou a distribuição de quase R$ 50 mil em premiações para as equipes vencedoras da competição.

A menção às premiações da 11ª OEU foi a deixa para a realização dos sorteios de brindes, ao fim do encontro, incluindo 10 porta-celulares e um quebra-cabeça de dinossauro em MDF, produzidos nas instalações da rede de laboratórios IPElab (Ideias, Prototipagem e Empreendedorismo), e 10 camisetas com a marca do CEI/UFG. Vale lembrar que o evento conta como uma das quatro participações obrigatórias dos jovens pesquisadores no Programa Diálogos em Pesquisa e Inovação.

Confira a galeria de fotos do evento aqui.

Categories: Notícias Noticias