UFG discute criação de instituto dedicado ao bioma Cerrado
Reunião selou tratativas para encaminhar formalização de projeto pela Universidade
Na última sexta (11/08), a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) da UFG sediou reunião para discussão em torno da possibilidade de criação de um instituto voltado às questões do Cerrado. A ideia é que o espaço seja protagonista nacional na promoção e debate da agenda em prol do desenvolvimento sustentável deste bioma e da preocupação com o clima, sobretudo nas regiões atravessadas por ele.
A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, afirmou que o momento foi de plantar a semente de esperança no Cerrado e ressaltou a importância de parcerias. “Não tem coisa mais importante do que articular um projeto estratégico como esse junto ao poder público, e é bonito ver todo o engajamento dos envolvidos”, afirmou. Já o vice-reitor da UFG, Jesiel Carvalho, descreveu o encontro como um “marco importante”.
Entre as tratativas encaminhadas, está a criação de um grupo liderado pela pró-reitora de Pesquisa e Inovação, Helena Carasek, que ficará responsável pela redação de uma carta de projeto fundamentada no desenvolvimento sustentável do Cerrado, focando três eixos principais: biodiversidade, bioeconomia, e biotecnologia. O documento deve servir de base para formalizar uma proposta a ser levada até agências de fomento e instituições de governo capazes de ofertar apoio financeiro e político.
Participaram o professor sênior da EA/UFG, Lázaro Chaves; os professores do ICB/UFG, Célia Soares, José Alexandre, Maristela Pereira e Paulo De Marco; a professora do IQ/UFG, Vanessa Pasqualotto; a professora emérita do IQ/UFG e coordenadora geral do Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI), Cecília Oliveira; os professores do IESA/UFG, Ana Paula e Manuel Ferreira; e a ex-pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação e professora emérita do IPTSP/UFG, Divina Cardoso.
Também prestigiaram o encontro o ex-reitor da UFG e atual assessor da presidência da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Edward Madureira Brasil; e, remotamente, o professor do IESA/UFG e atual diretor de Programas e Bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Laerte Ferreira Júnior.