BannerNotícia_Academia concede distinção a integrantes do CPCBio/UFG

Academia concede distinção a integrantes do CPCBio/UFG

Em 28/09/23 11:35. Atualizada em 28/09/23 11:45.

Servidoras compõem a primeira turma da recém-fundada Academia Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório

No último dia 13 de setembro, as médicas veterinárias Ekaterina Rivera e Taís Andrade, que integram o Centro de Produção e Ciência em Biomodelos (CPCBio/UFG), vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) da UFG, foram consagradas imortais e patronas da Academia Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório (ABCAL), instituição que também ajudaram a fundar. A solenidade ocorreu durante a cerimônia de abertura do 17º Congresso da Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório (SBCAL), realizado em Fortaleza (CE). 

Além de imortalizada e patrona da cadeira de número 1 da ABCAL, Ekaterina Rivera, que é servidora aposentada e atualmente está como pesquisadora voluntária da UFG, será presidente da Academia na gestão 2023-2027. Já Taís Andrade, que é coordenadora e responsável técnica do CPCBio/UFG, foi escolhida patrona da cadeira de número 22 da ABCAL. Ambas são as únicas representantes do Centro-Oeste dentre os 24 acadêmicos de diversas instituições do Brasil que também foram empossados na mesma ocasião.

Para Taís Andrade, as escolhas dela e de Ekaterina para fazer parte deste grupo seleto de profissionais da Ciência em Animais de Laboratório do Brasil representam uma grande honra. “Poder estar ao lado e contribuir com aqueles que tanto se dedicaram e ainda se dedicam ao uso ético de animais e ao desenvolvimento da ciência em nosso país é motivo de orgulho e motivação para que sigamos trabalhando em prol desta causa. Sou muito grata aos colegas da ABCAL pelo reconhecimento e  confiança em mim depositados. Seguiremos nos dedicando e trabalhando em prol da ética e do bem-estar animal”, afirma.

ABCAL
A Academia é a primeira do gênero no mundo e foi fundada por iniciativa de profissionais da área e com apoio da SBCAL durante o evento. Os principais objetivos da instituição são assegurar a preservação da história da Ciência de Animais de Laboratório no Brasil e contribuir para o seu desenvolvimento, evolução e divulgação, tendo sempre por base o uso ético e o bem-estar dos animais utilizados em atividades de ensino e pesquisa científica no país.

Confira algumas fotos da solenidade:

Notícia_Academia concede distinção a integrantes do CPCBio/UFG  Notícia 2_Academia concede distinção a integrantes do CPCBio/UFG  Notícia 3_Academia concede distinção a integrantes do CPCBio/UFG  Notícia 4_Academia concede distinção a integrantes do CPCBio/UFG

Créditos das imagens: arquivo SBCAL e Taís Andrade

Categorias: Notícias Noticias