BannerNotícia_UFG discute parceria com a Goinfra para projetos de estradas-parque em Goiás

UFG discute projetos de estradas-parque em Goiás

Em 01/09/23 09:41. Atualizada em 01/09/23 10:47.

Discussão ocorre no âmbito de parceria firmada entre UFG e Governo de Goiás por meio da Goinfra

Nesta quinta (31/08), a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) da UFG sediou uma reunião para discussão da possibilidade de parceria entre a Universidade e a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) na elaboração de projetos de construção de estradas-parque em Goiás. O interesse foi tratado por representantes da UFG em encontros anteriores com o próprio presidente da Goinfra, Lucas Vissotto, e tem aval do governador do estado, Ronaldo Caiado. Em julho desse ano, as partes já tinham assinado um acordo de cooperação técnica que prevê o desenvolvimento de estudos e projetos nas áreas de transporte e infraestrutura em Goiás.

Inspirada nas parkways estadunidenses, a estrada-parque consiste em uma modalidade de via focada na preservação da paisagem natural e criação de interesse turístico. Segundo o vice-reitor da UFG, Jesiel Carvalho, ficou acordado que as tratativas envolveriam a discussão interna e apresentação de um plano em até 60 dias. "Nosso objetivo é entender os requisitos necessários a um projeto de estrada-parque, saber quais áreas do conhecimento devem estar envolvidas e as condições para execução prática dessa iniciativa", afirmou. 

Por isso, a expectativa é de que a primeira unidade seja construída em torno do Parque Estadual Serra Dourada, localizado nos municípios de Goiás, Buriti de Goiás e Mossâmedes, por sugestão da Universidade. É dentro dele que está  localizada a Reserva Biológica Prof. José Ângelo Rizzo - Serra Dourada, que integra a Unidade de Conservação (UC) da UFG, sob responsabilidade da PRPI. A opção por esta localidade para iniciar os trabalhos é estratégica, visto que se trata de uma área sobre a qual os pesquisadores da UFG possuem expertise.

Outros locais prioritários para construção de estradas-parque, conforme o governo de Goiás, são o Parque Estadual Terra Ronca, um dos maiores complexos de cavernas da América do Sul, e a região da Chapada dos Veadeiros. Durante a reunião, foram apresentadas algumas preocupações, como a necessidade de uma legislação para regulamentar a existência das estradas-parque, a personalização dos projetos a partir das características locais e a escolha dos materiais em acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil, referente à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Participaram, na ocasião, a pró-reitora de Pesquisa e Inovação da UFG, Helena Carasek; os professores João Paulo Silva e Liosber Garcia, da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT); a professora da Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA), Lilian Rezende; e os professores do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA), Ana Paula, Ivanilton de Oliveira e Patrícia Romão.

Notícia 1_UFG discute parceria com a Goinfra para projetos de estradas-parque em Goiás Notícia 2_UFG discute parceria com a Goinfra para projetos de estradas-parque em Goiás

Notícia 3_UFG discute parceria com a Goinfra para projetos de estradas-parque em Goiás Notícia 4_UFG discute parceria com a Goinfra para projetos de estradas-parque em Goiás

 

 

Categorias: Notícias Noticias