1ª Semana de Ciência Aberta da UFG

Banner_Interno_Site_PRPI_Ciência Aberta_UFG

A 1ª Semana de Ciência Aberta da UFG é um marco institucional em razão da realização do 1º Seminário de Práticas em Ciência Aberta da instituição. O evento foi pensado com o intuito de apoiar a comunidade acadêmica da Universidade no processo de abertura do fazer científico, por meio de ações de formação e divulgação. Na ocasião, serão lançados o Centro de Ciência Aberta e o Repositório de Dados de Pesquisa da UFG.

A programação também dará lugar a conferências magnas com reflexões sobre desafios e perspectivas de Ciência Aberta em âmbito internacional. Além disso, estão previstas mesas-redondas trazendo experiências e melhores práticas na abertura do fazer científico no contexto brasileiro e workshops com momentos de aprendizagem em ferramentas de auxílio na gestão de dados científicos e abertura das práticas em pesquisa.

O QUE É CIÊNCIA ABERTA?

Trata-se de um movimento internacional favorável a mudanças estruturais na forma como o conhecimento científico é produzido, organizado, compartilhado e reutilizado, visando o compartilhamento e a abertura durante todo o ciclo do processo de criação e comunicação do conhecimento.

ONDE E QUANDO O EVENTO SERÁ REALIZADO?

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg), localizado na 9ª Avenida, nº 193, Setor Leste Vila Nova, sediará a 1ª Semana de Ciência Aberta da UFG. O evento será realizado nos dias 15 e 16 de maio, nos turnos matutino e vespertino.

QUEM PODE PARTICIPAR?

O evento é aberto a todos os públicos. Ou seja, podem participar membros da comunidade acadêmica e da sociedade civil. Mas a temática é particularmente interessante a pesquisadores, docentes e discentes da pós-graduação, graduação, bibliotecários, gestores de órgãos da UFG e de agências de fomento, dentre outros atores envolvidos no ecossistema científico.

QUAL É O PRAZO PARA AS INSCRIÇÕES?

Até 16/05/2024, último dia da programação.

O EVENTO POSSUI TAXA DE INSCRIÇÃO?

Não, a inscrição é completamente gratuita.

ONDE ME INSCREVER?

Botão_Inscrição_1º Seminário

HAVERÁ TRANSMISSÃO ONLINE?

Não, todas as atividades serão realizadas em caráter presencial sem transmissão ao vivo. Porém, vídeos das apresentações e palestras serão disponibilizados posteriormente no YouTube.

O EVENTO TERÁ EMISSÃO DE CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO?

Sim, as pessoas que se inscreverem e participarem dos dois dias da programação farão jus a um certificado com carga horária de 12 horas.

ONDE POSSO TER ACESSO À PROGRAMAÇÃO?

Botão_Programação_1º Seminário

Importante: a programação está sujeita à alteração.

DE QUEM É A ORGANIZAÇÃO DO EVENTO?

A organização do evento é da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI/UFG), Laboratório do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (Libris/UFG), Faculdade de Informação e Comunicação (FIC/UFG), Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), Laboratório de Gestão da Informação e Comunicação (Labic/UFG), Laboratório de Etnobiologia e Biodiversidade e Núcleo Takinahakỹ de Formação Superior Indígena (NTFSI/UFG).

QUAIS SÃO AS INSTITUIÇÕES APOIADORAS?

A realização tem o apoio da Adufg e financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).

FICHA TÉCNICA

Comissão organizadora

Laura Vilela Rodrigues Rezende (Coordenadora do 1º Seminário de Práticas em Ciência Aberta da UFG)
Faculdade de Informação e Comunicação / Centro de Ciência Aberta /  Laboratório LIBRIS