Objetivos, Normas e Editais

Clique aqui e acesse as Normas para Participação na Iniciação Científica.

Clique aqui e acesse os Editais.

OBJETIVOS DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA

- Despertar vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação.

- Contribuir para reduzir o tempo médio de titulação de mestres e doutores.

- Propiciar à instituição um instrumento de formulação de política de iniciação à pesquisa para alunos de graduação.

- Estimular a articulação entre a graduação e pós-graduação.

- Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa.

- Contribuir de forma decisiva para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação.

- Estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos de graduação nas atividades científica, tecnológica e artística-cultural.

- Proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PIBIC-AF

O PIBIC nas Ações Afirmativas é um programa que tem como missão complementar as ações afirmativas já existentes nas universidades. Seu objetivo é oferecer aos alunos beneficiários dessas políticas a possibilidade de participação em atividades acadêmicas de iniciação científica. O objetivo específico é ampliar a oportunidade de formação técnico-científica pela concessão de bolsas de IC para os alunos do ensino superior, cuja inserção no ambiente acadêmico se deu por uma ação afirmativa no vestibular.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PIBIC-EM

O PIBIC-EM é destinado aos estudantes do ensino fundamental, médio e profissional da Rede Pública, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, orientadas por pesquisador qualificado, em instituições de ensino superior ou institutos/centros de pesquisas. Tem a finalidade de contribuir para a formação de cidadãos plenos, conscientes e participativos; de despertar vocação científica e de incentivar talentos potenciais, mediante sua participação em atividades de educação científica e/ou tecnológica, orientadas por pesquisador qualificado de instituições de ensino superior ou institutos/centros de pesquisas ou institutos tecnológicos.

Ao despertar o interesse do aluno para a atividade de pesquisa esse programa visa contribuir na definição de sua escolha profissional, antecipando o contato do estudante com o ambiente acadêmico, possibilitando-lhe uma aprendizagem de metodologia de pesquisa, de trabalho em equipe e de divulgação de resultados científicos. Sobretudo, entende-se que será ampliada a articulação entre Educação Básica e Educação Superior / Centros de Pesquisa.