Banner_DiálogosVirtual_Palestra_21_07_2021

[PALESTRA SUSPENSA TEMPORARIAMENTE] Acertar é conhecer? A resposta dos modernos

: https://www.youtube.com/watch?v=yKku0JlJfYI (Canal Youtube UFG Oficial)

: 21 de Julho 2021 às 14:30

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da UFG, no âmbito do Programa Diálogos em Pesquisa e Inovação, comunica a todos que o evento “Acertar é conhecer? A resposta dos modernos" foi temporariamente suspensa por motivos de força maior. Aos que já se inscreveram, as inscrições serão mantidas. Quando a palestra for ocorrer, abriremos o formulário novamente para novos participantes. Estamos à disposição para eventuais dúvidas no e-mail: eventos.prpi@ufg.br . Agradecemos a compreensão.

Palestrante:

Cristiano Novaes de Rezende é professor de Filosofia Moderna na FAFIL-UFG. Fez seu mestrado e seu doutorado na USP sobre a relação entre a ontologia, a teoria do conhecimento e a  ética na filosofia de Espinosa. Desenvolve pesquisa sobre conceito de  Medicina Mentis no contexto do reformismo lógico moderno, pesquisa na qual também se integram sua experiência pregressa como professor convidado na Especialização em psicopatologia e Saúde Pública da USP, na Pós-graduação em Saúde Coletiva e na Graduação em Medicina da Unicamp, bem como sua colaboração atual com a Pós Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos da UFG.

Ementa da palestra:

Um dos temas mais candentes do momento atual de nossa vida em sociedade é o tema da verdade. Fala-se de pós-verdade e de morte da verdade. Em contraposição a isso, defende-se, com razão, a existência de uma verdade que, nalguma medida, permanece viva e válida no campo do conhecimento científico. Mas, frequentemente, todas essas  formulações parecem dar como sabido algo que, no entanto, é objeto de várias polêmicas ao longo da história da filosofia, a saber, os próprios conceitos de verdade, de conhecimento e de ciência. Obviamente, sem pretender uma análise exaustiva desses conceitos, o professor procura, na presente ocasião, apresentar a contribuição de alguns filósofos-cientistas modernos a esse respeito, tomando como fio condutor essa inquietante pergunta: acertar é conhecer?

Mediador:

Ricardo Barbosa de Lima (FCS/NDH-UFG) possui Bacharelado (1991) e Licenciatura Plena (1993) em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás, mestrado em Sociologia (1999) e doutorado em "Desenvolvimento Sustentável", ambos pela Universidade de Brasília (2005). Suas áreas de Interesse são: 1) Educação em Direitos Humanos; 2) Interdisciplinaridade; e 3) Técnicas e Métodos de Pesquisa.

Data:

Quarta-feira, 21 de Julho de 2021

Horário e Local:

Às 14h30 no YouTube UFG Oficial neste link.

Inscrições:

- Gratuitas e abertas a todas as pessoas.

- Preencha o Formulário de Inscrição, clicando aqui! A inscrição prévia é obrigatória para obtenção do certificado.

- As inscrições serão encerradas 15 minutos após o horário marcado para início do evento.

- Os certificados serão emitidos para aqueles que confirmarem presença mediante preenchimento de formulário simplificado que será disponibilizado durante a palestra.

- Entrega de certificado de participação (por e-mail em até 15 dias úteis).

DiálogosVirtual_Palestra_21_07_2021